domingo, 19 de junho de 2011

Assembleia de NY aprova casamento gay



A Assembleia Legislativa do estado de Nova York aprovou no final da noite desta quarta-feira a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo por 80 votos a 63. O projeto de lei, apresentado pelo governador democrata Andrew Cuomo, agora tem que ser aprovado pelo Senado estadual.

Esta será a quarta vez que o estado nova-iorquino tenta legalizar o casamento gay. Nas três primeiras tentativas, a medida foi barrada pelos senadores. Mas este ano, o final parece que vai ser diferente. Até agora, 29 dos 30 democratas se declararam a favor da união homossexual e pelo menos dois republicanos (os senadores Stephen Saland e Mark Grisanti) disseram estar indecisos. Para legitimar o projeto do governador Cuomo, o Senado precisa do aval de, pelo menos, 32 parlamentares.

A medida deve começar a ser votada no Senado entre esta quinta e sexta-feira. Mas, antes, os republicanos devem se reunir de portas fechadas para combinar se vão ou não aprovar o projeto de lei. Até segunda-feira, o estado de Nova York deve anunciar o resultado da sessão legislativa.

A nova lei daria os mesmo direitos de casais heterossexuais aos homossexuais. Como esperado, a oposição levantou questões religiosas, de tradição, de costumes e familiares durante a votação na Assembleia. Mas os democratas insistiram que o casamento gay se trata de um direito humano fundamental.

- (Votar contra) não me torna intolerante. Mostra apenas que eu sou um americano tradicional - contestou o republicano Steve McLaughlin na Assembleia.

Se a legalização obtiver a maioria no Senado, Nova York será o sexto estado americano a permitir o casamento gay, depois de New Hampshire, Massachusetts, Connecticut, Vermont, Iowa e do Distrito de Columbia.

Fonte: O Globo

Um comentário:

  1. Olá,tudo bem?

    Gostei muito do post.
    Finalmente,depois de tanta luta o casamento gay é permitido.

    *Seguindo*
    Beijos ^^ Adoroo

    ResponderExcluir